O Ecoturismo constitui nos nossos dias um dos pilares da economia mundial apresentando ainda um dos maiores crescimentos. Efectivamente, apesar dos sobressaltos esporádicos, as chegadas de turistas internacionais têm vindo a aumentar, passando de 25 milhões em 1950 para 1087 bilhões em 2013. O impacto desta “indústria sem fumo” é significativo, representando sozinho cerca de 1 emprego em cada 11 pessoa, directa ou directamente e gerando no ano passado 1400 bilhões USD em exportações a nível mundial.

De acordo com os diferentes estudos sobre o desenvolvimento do turismo na Guiné-Bissau, constata-se claramente que o país oferece potencialidades notáveis em matéria de ecoturismo, domínio no qual se distingue e dispõe de vantagens competitivas em relação aos outros países da sub-região. É uma área que ainda apresenta, a vantagem de destacar a presença e os conhecimentos das comunidades locais, de maneira à considerá-los como actores integrantes no desenvolvimento do sector, e que se compromete à seguir uma série de princípios éticos que permitem, ser devidamente respeitados, escapar aos impactos negativos do turismo clássico que são bem conhecidos no países vizinhos: distribuição desigual dos benefícios; degradação social e cultural; turismo sexual e infantil, etc.

Visão

Em geral, a Conferência nacional sobre o ecoturismo pôs em evidência a existência de uma visão partilhada entre as diferentes categorias de actores envolvidos. Assim, pareceu necessário aos participantes, desenvolver um modelo que seja viável, tanto pelas populações, pelas instituições competentes e, na medida de possível, pelo sector privado nacional. Nesta óptica, o ecoturismo deve constituir uma ferramenta para o desenvolvimento local que conserve e valorize o património nacional, em particular, mas não exclusivamente nas áreas protegidas, em benefício da comunidade local (guardiões tradicionais).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÁREAS PROTEGIDAS

Atualmente, o Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) cobre umasuperficie total de cerca de 470.000 ha

Ler mais

GALERIA

Temos uma vasta colecção de fotografias das áreas protegidas de Guiné-Bissau.

Visite a nossa Galeria

Notícia3

Pellente sque sed dololiquam ongue fermentum nisl. Mauris accumsan nulla vel diam. Sed inacus ut enim adipiscing aliquet. Nulla venenatis.

ler mais